ISACA – Visão Geral e Histórico 

 

A ISACA teve seu inicio em 1967, quando um pequeno grupo de indivíduos com um trabalho em comum - auditoria de controles em sistemas de computador que foram se tornando críticos às operações de suas organizações — reuniram-se para discutir a necessidade de uma fonte centralizada de informações e orientações neste campo. Em 1969, o grupo foi formalizado, incorporado como a Associação de Auditores EDP. Em 1976 a associação formou uma fundação de educação para assumir esforços de pesquisa em larga escala para expandir o conhecimento de valor da governança de TI e áreas de controle.

Hoje, os membros da ISACA – mais de 115.000 ao redor do mundo – se caracterizam por sua diversidade. Vivem e trabalham em mais de 180 países e atuam em uma variedade de posições profissionais relacionadas a TI – para mencionar apenas algumas: auditoria de sistemas de informação, consultores, educadores, profissionais de segurança da informação, , diretores de TI (CIOs) e auditores internos. Alguns são novos na área, outros estão em níveis de gerência e outros estão em posições de maior senioridade. Esses profissionais trabalham em praticamente todas as áreas de negócio, incluindo setor financeiro e bancário, contabilidade pública, governo e empresas do setor público, utilitários e manufaturas. Essa diversidade permite aos membros aprender uns com os outros e trocar pontos de vista diferenciados em uma variedade de tópicos; isto tem sido considerado uma das maiores forças da ISACA. Anteriormente conhecida como ‘Information Systems Audit and Control Association’, a ISACA hoje é conhecida pelo seu acrônimo somente, o que reflete a ampla gama de profissionais de governança em TI atendida pela ISACA.

Uma outra força da ISACA é sua rede de capítulos locais. A ISACA tem mais de 200 capítulos estabelecidos em mais de 80 países ao redor do mundo e esses capítulos proporcionam aos seus membros educação, compartilhamento de recursos, apoio e networking profissional e outros benefícios em nível local. Encontre o capítulo mais próximo de você.

Desde a sua criação, a ISACA tem se tornado uma organização global de profissionais de governança de TI, controle, segurança e auditoria. Os padrões de auditoria de sistemas e controles são seguidos por profissionais no mundo todo, e suas pesquisas destacam as questões profissionais que desafiam seus constituintes.

A ISACA também oferece quatro certificações. A certificação CISA (Certified Information Systems Auditor) é reconhecida globalmente e foi obtida por mais de 109.000 profissionais desde sua criação. A certificação CISM (Certified Information Security Manager) tem como publico alvo gerentes de segurança da informação e já foi obtida por mais de 25.000 profissionais. A designação CGEIT (Certified in the Governance of Enterprise IT) promove o avanço de profissionais que desejam ser reconhecidos por sua experiência e conhecimento relacionados à governance de TI e já foi obtida por mais de 6.000 profissionais. A nova certificação CRISC (Certified in Risk and Information Systems Control) destina-se a profissionais de TI que identificam e administram riscos por meio do desenvolvimento, implementação e manutenção de controles em sistemas de informação já foi obtida por mais de 17.000 profissionais.

A ISACA publica o ISACA Journal, uma revista técnica líder na área de controles em sistemas de informação. Promove uma série de conferências internacionais com foco tanto em tópicos técnicos quanto gerenciais pertinentes às profissões de governança em TI, controle e auditoria de sistemas de informação.

Juntos, a ISACA e seu instituto associado, o IT Governance Institute (ITGI) lideram a comunidade de controle em tecnologia da informação e atende a seus membros associados fornecendo os elementos requeridos por profissionais de TI em um ambiente global em constante mudança.

Para mais informações sobre os produtos e meios de associação à ISACA envie email para membership@isaca.org.

Mais informações