Press Release

 

COBIT 4.0: Atualização Importante para Norma Internacional Ajuda Empresas a Aumentarem o Valor de TI e Diminuir Riscos 

Also available in: Chinese Simplified | Chinese Traditional | English | German |
Indonesian | Japanese | Korean | Malay | Spanish 

ROLLING MEADOWS, Ill., 14 de dezembro -- O IT Governance Institute (ITGI) lançará em 16 de dezembro uma atualização significativa do COBIT (Control Objectives for Information and related Technology -- Objetivos de Controle para Informações e Tecnologia correspondente), uma estrutura de governança de TI aceita internacionalmente e usada por grandes empresas em todo o mundo. O COBIT proporciona um conjunto de práticas internacionais geralmente aceitas e respeitadas que ajudam os conselhos diretores, executivos e gerentes a aumentar o valor de TI e reduzir os riscos correspondentes.
   
"Os executivos compreendem o impacto significativo que as informações têm no sucesso dos seus empreendimentos e a responsabilidade crescente com governança a seu cargo para garantir este sucesso", disse Erik Guldentops, CISA, CISM, um consultor de administração em Bruxelas, na Bélgica, e membro da equipe de desenvolvimento do COBIT desde a sua criação. "A nova edição do COBIT proporciona boas práticas e interligações com os escalões superiores para dar suporte aos requisitos de governança de TI dos executivos e conselhos, estabelecendo ao mesmo tempo interligações com os escalões inferiores para abordar os requisitos mais detalhados daqueles que são responsáveis pela entrega de soluções e serviços. Isto dará um suporte maior para a otimização de investimentos em TI, garantia de entrega de valor e atenuação de riscos em TI de um modo transparente".
   
Embora o COBIT também seja amplamente utilizado como ferramenta para cumprimento das disposições da lei Sarbanes-Oxley (SOX), suas versões anteriores antecederam as datas de grande parte da legislação corrente de controle, inclusive a SOX. É um produto proveniente de mais de dez anos de pesquisa e cooperação entre especialistas globais de TI e negócios, estando disponível como padrão aberto em /cobit.
   
A nova edição -- COBIT 4.0 -- apresenta um enfoque maior em negócios para abordar as responsabilidades em evolução dos conselhos e funcionários. O COBIT 4.0 configura a primeira atualização importante do conteúdo central do COBIT desde o lançamento da terceira edição do COBIT em 2000. A primeira edição foi divulgada em 1994. Há estudos de casos de implantações do COBIT em organizações internacionais importantes, como a Unisys, Sun Microsystems e a Câmara de Representantes dos Estados Unidos, disponíveis no site: /cobitcasestudies.
   
"O COBIT 4.0 não parece um volume acadêmico; contém material útil em todas as suas páginas", disse Christopher Fox, ACA. "Tem o potencial de ser um documento que será muito utilizado e marcado com referências".
  
 O COBIT 4.0 inclui orientação para conselhos diretores e todos os níveis de administração. Consiste em quatro seções:

  • Visão geral executiva
  • Estrutura
  • Conteúdo central (objetivos de controle, diretrizes de administração e modelos de maturação)
  • Anexos (mapeamentos, referências cruzadas e glossário)

O conteúdo central tem divisões segundo os 34 processos de TI e dá uma visão completa de como controlar, administrar e aferir cada processo.

Além disso, o COBIT 4.0:

  • Analisa como mapear os objetivos detalhados de controle segundo os cinco domínios de governança de TI para identificar possíveis falhas
  • Harmoniza e mapeia o COBIT segundo outras normas (ITIL, CMM, COSO, PMBOK, ISF e ISO 17799) 
  • Esclarece as relações entre KGI (key goal indicator - indicador das metas principais) e KPI (key performance indicator - indicador dos desempenhos principais), identificando como os KPIs impulsionam a realização dos KGIs
  • Interliga as metas de negócios, metas de TI e processos de TI (pesquisa detalhada em oito setores acarretando uma visão mais nítida sobre como os processos do COBIT dão suporte à realização de metas específicas de TI e, por extensão, das metas de negócios)

O COBIT 4.0 substitui os componentes da terceira edição: Sumário Executivo, Estrutura, Objetivos de Controle e Diretrizes de Administração. Já estão em andamento os trabalhos relativos às Diretrizes de Auditoria. A introdução do COBIT 4.0 não invalida os trabalhos realizados com a terceira edição (COBIT 3rd Edition), mas dá uma oportunidade de se apoiar nestes trabalhos e melhorar ainda mais as providências de controle e governança de TI, onde apropriado.
   
Uma boa parte do COBIT está disponível mediante download gratuito no site: /cobit. Pode-se adquirir cópias impressas na ISACA Bookstore (/bookstore) por US$ 190. Está disponível um webcast gratuito oferecendo um exame detalhado do COBIT 4.0 no site: https://www.livemeeting.com/cc/isaca/view.

Sobre o COBIT
O COBIT® (Control Objectives for Information and related Technology®), editado pelo ITGI, é aceito internacionalmente como uma boa prática de controle sobre informações, TI e riscos correspondentes. Utiliza-se o COBIT para implantar governança sobre TI e melhorar os controles de TI. Ele contém objetivos de controle, diretrizes de auditoria, medições de desempenho e resultados, fatores críticos para sucesso e modelos de maturação.

Sobre o ITGI
O IT Governance Institute® (ITGI) (www.itgi.org) foi constituído em 1998 para promover as normas e pensamentos internacionais na orientação e controle da tecnologia de informação de um empreendimento. Uma governança efetiva ajuda a assegurar que a TI dê suporte às metas de negócios, otimize os investimentos da empresa em TI e gerencie adequadamente os riscos e oportunidades correspondentes à TI. O IT Governance Institute desenvolveu o COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) e oferece pesquisas originais e estudos de casos para ajudar os dirigentes e conselhos diretores de empresas no desempenho de suas responsabilidades de governança de TI.

CONTATO:
Kristen Bertholomey, +1-847-590-7455, ou kbertholomey@itgi.org  
Deborah Vohasek, +1-847-590-7466, ou dvohasek@itgi.org