Mensagem do Presidente 

 

Caros membros do ISACA Lisbon Chapter,

Atravessamos tempos em que os sistemas sociais, empresariais e de informação são cada vez mais complexos. As organizações e os seus profissionais enfrentam novos desafios decorrentes da necessidade de procura de novos modelos de geração de valor bem como da utilização de novos activos, os quais naturalmente levam ao crescimento de vulnerabilidades e ameaças que exigem mais e melhores competências em domínios como o IT Governance, Risco, Controlo, Auditoria e Segurança da Informação.

O ISACA tem vindo a promover ao longo dos anos uma rede global de profissionais que, através da partilha de conhecimento e experiências, procuram desenvolver boas práticas e modelos de certificação e reconhecimento profissional, contribuindo desta forma para o desenvolvimento individual dos seus membros mas também das comunidades em que estes se encontram inseridos.

Em Portugal, são conhecidos os factores sociais e culturais que tornam a promoção do associativismo e voluntariado práticas desafiantes de estimular, mas estes são sem dúvida tempos em que a união de esforços será um factor crítico para o sucesso individual mas sobretudo colectivo. Depois de dois anos de existência, este é o momento certo para o ISACA Lisbon Chapter crescer e assumir um papel central na valorização dos seus profissionais e das boas práticas promovidas pelo ISACA.

Os próximos dois anos serão verdadeiramente estimulantes, com o COBIT 5 a assumir-se como a framework de referência no governance e management do enterprise IT. Estas práticas que serão certamente determinantes para a melhoria da eficiência, eficácia, segurança e conformidade das organizações no mercado local, mas também na procura de novos desafios globais em mercados com requisitos e maturidades mais exigentes nestas áreas.

O plano estratégico que preparámos procurará ao longo dos próximos dois anos promover a partilha do conhecimento, a formação contínua e a divulgação de boas práticas e casos de sucesso que possam servir de inspiração para que todos os profissionais e as suas organizações possam assumir um compromisso cada vez maior com a procura de vantagens competitivas através da excelência e da busca da melhoria contínua.

Ao serviço do ISACA Lisbon Chapter estará uma equipa composta por profissionais de valor reconhecido nas diferentes áreas de competência e industrias, sendo um dos seus principais desígnios a procura de um cada vez mais maior envolvimento e compromisso dos profissionais ISACA e comunidade geral, para que dessa forma todos possamos assumir a responsabilidade pelo crescimento e desenvolvimento da nossa profissão e dos mercados em que a queremos exercer.

Bruno Horta Soares, CISA®, CGEIT®, CRISCTM, PMP®

Presidente ISACA Lisbon Chapter